Portal do Governo Brasileiro
2012 - Livro Vermelho 2013

Licania arianeae Prance EN

Informações da avaliação de risco de extinção


Data: 14-08-2012

Criterio: B2ab(i,ii,iii,iv)

Avaliador: Daniel Maurenza de Oliveira

Revisor: Tainan Messina

Analista(s) de Dados: CNCFlora

Analista(s) SIG: Marcelo

Especialista(s):


Justificativa

Licania arianeae ocorre nas Matas de Tabuleiro e Restinga ao longo da costa dos Estados do Rio de Janeiro e Espírito Santo. Tais formações vegetais apresentam um histórico de ocupação humana e uso do solo destinado à agricultura que reduziu bastante os tipos florestais que a espécie pode ocupar. Parte das coletas foi feita em remanescentes protegidos pela Reserva Natural Companhia Vale do Rio Doce, que, unida à Reserva Biológica de Sooretama forma um grande fragmento de Mata Atlântica contínuo. O somatório das subpopulações conhecidas totaliza 24 km² de AOO, colocando a espécie na categoria "Em perigo" (EN). Foram identificadas menos de cinco situações de ameaça. Considerando que as ameaças identificadas reduziram a EOO, AOO e qualidade do hábitat, é possível inferir que houve redução do número de subpopulações, principalmente nas áreas não protegidas.

Taxonomia atual

Atenção: as informações de taxonomia atuais podem ser diferentes das da data da avaliação.

Nome válido: Licania arianeae Prance;

Família: Chrysobalanaceae

Mapa de ocorrência

- Ver metodologia

Informações sobre a espécie


Distribuição

A espécie ocorre no Estado Espírito Santo(Prance, Sothers, 2012) e Rio de Janeiro (CNCFlora, 2012).

Ecologia

A espécie é uma árvore com até 20 m de altura. Encontrada com flores em maio (Prance, 1989).

Ameaças

1.1.3.2 Large-scale
Severidade very high
Detalhes O norte do Espírito Santo é uma região onde grande parte da população utiliza-se dos recursos naturais abundantes como principal fonte de sustento. Áreas de florestas vêm sendo amplamente suprimidas para dar lugar ao plantio de Eucalipto. Os sistemas tradicionais de cabrucas (plantações de cacau,Theobroma cacao), que apesar de manterem parte do componente arbóreo das florestas intacto, não permite que plantas do sub bosque da floresta, uma vez que são imediatamente suprimidos (Araujo et al. 1998). O cultivo da seringueira (Hevea brasiliensis) também é responsável pela supressão de trechos significativos de florestas.

1.1.4 Livestock
Severidade high
Detalhes A expansão da pecuária e consequente abertura de pastagens sobre fragmentos florestais em propriedades particulares têm aumentado significativamente após a crise no cultivo de cacau, e segundo Araujo et al. (1998), esta atividade possui enorme potencial para expandir-se nos próximos anos.

Ações de conservação

1.2.1.3 Sub-national level
Situação: on going
Observações: "Em Perigo" (EN) segundo a Listavermelha da flora do Espírito Santo (Simonelli; Fraga, 2007).

Referências

- ARAUJO, M.; ALGER, K.; ROCHA, R. ET AL. A Mata Atlântica no sul da Bahia: Situação Atual, Ações e Perspectivas. 1998. 27 p.

- PRANCE, G. T.; SOTHERS, C. A. Chrysobalanaceae 1: Chrysobalanus to Parinari, Species Planetarum. 2003. 1-319 p.

- PRANCE, G. T. Flora Neotropica: Chrysobalanaceae. Monograph 9. 1989. 410 p.

- SIMONELLI, M.; FRAGA, C. N. (ORG.). Espécies da Flora Ameaçadas de Extinção no Estado do Espírito Santo. Vitória, ES: IPEMA, 2007. 144 p.

- Base de Dados do Centro Nacional da Conservação da Flora (CNCFlora). Disponivel em: <http://cncflora.jbrj.gov.br/portal/>. Acesso em: 2012.

- PRANCE, G. T.; SOTHERS, C. Caryocaraceae in Lista de Espécies da Flora do Brasil, Jardim Botânico do Rio de Janeiro. Jardim Botânico do Rio de Janeiro. Disponivel em: <http://floradobrasil.jbrj.gov.br/2012/index?mode=sv&group=Root_.Angiospermas_&family=Root_.Angiospermas_.Chrysobalanaceae_&genus=&species=&author=&common=&occurs=1&region=&state=&phyto=&endemic=&origin=&vegetation=&last_level=subspecies&listopt=1>.

- GUIMARÃES, E. F.; MEDEIROS, E. S. Chrysobalanaceae. In: STEHMANN, J. R.; FORZZA, R. C.; SALINO, A.; SOBRAL, M. COSTA, D. P. KAMINO, L. H. Y. Plantas da floresta atlântica. Rio de Janeiro, RJ: Jardim Botânico do Rio de Janeiro, p.516, 2009.

Como citar

CNCFlora. Licania arianeae in Lista Vermelha da flora brasileira versão 2012.2 Centro Nacional de Conservação da Flora. Disponível em <http://cncflora.jbrj.gov.br/portal/pt-br/profile/Licania arianeae>. Acesso em .


Última edição por CNCFlora em 14/08/2012 - 20:21:00